Para que uma empresa dê certo é preciso saber gerir o negócio e isso envolve várias coisas, uma delas é cuidar da saúde (física e mental) e bem-estar do trabalhador, afinal, além de o funcionário estar bem, quando ele tem uma boa qualidade de vida ele consegue produzir melhor e em maior quantidade. Preocupar-se e mostrar que se preocupa com o funcionário é fundamental para o bom funcionamento da sua empresa.
A Saúde Ocupacional é um setor da área médica focada nas empresas, com o intuito de observar e ajudar os trabalhadores. Os cuidados vão desde o físico, em caso de acidentes – ou para evitar acidentes, até tratamento psicológico, já que muitas pessoas têm doenças como a depressão ou transtorno de ansiedade. Investir em Saúde Ocupacional é proporcionar ao trabalhador melhores condições de trabalho, focando principalmente em métodos para evitar doenças e cuidados para não ferir-se no trabalho.
Outra vantagem de investir na Saúde Ocupacional é que esse será o setor responsável por garantir que o local de trabalho será seguro para o trabalhador. Isso envolve desde a estrutura do espaço, até os equipamentos necessários para evitar acidentes ou problemas.
É também função desse setor realizar os exames admissionais e demissionais de todos os funcionários, prezando e priorizando pela saúde do trabalhador. Se o empregado começou na empresa com a saúde em dia, é imprescindível que na sua saída o diagnóstico seja o mesmo.
Fonte: http://saudeocupacionalbrasil.com.br/o-que-e-saude-ocupacional/