O sucesso no resultado dos negócios de qualquer empresa está decididamente conectado ao estado de saúde de seus colaboradores. Desse modo, a promoção de saúde representa um dos aspectos essenciais de uma gestão moderna e eficiente, do qual nenhuma empresa deve se descuidar.
Por sua vez, os benefícios de investir na manutenção de uma equipe saudável em um ambiente laboral com qualidade de vida são diversos. Além disso, todos conduzem à melhoria na produtividade da organização.
Continue a leitura e descubra mais sobre a promoção de saúde nas empresas!
O que é promoção de saúde?
A Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de sua criação (1948), emitiu o conceito de saúde universalmente aceito e adotado em quase todo o mundo como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Essa é a concepção ampliada de saúde que sempre deve ser considerada.
Como resultado de seu alcance, o conceito de promoção de saúde passa a se revestir de grande importância para as nações. No Brasil, as articulações para alcançá-la se consolidaram na elaboração da Política Nacional de Promoção da Saúde, atualizada pela Portaria de Consolidação No 2/2017, do Ministério da Saúde.
Nesse sentido, consiste em um conjunto de estratégias e maneiras de produzir saúde para o indivíduo e sua coletividade. Quando aplicada ao ambiente de trabalho, refere-se à busca da melhoria de qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa.
Qual a sua importância para a empresa?
Inicialmente, pessoas saudáveis são mais produtivas e incidem com menor frequência em situações de cuidados, que representam custos diretos e indiretos para a empresa. Assim, manter condições de promoção de saúde na organização constitui uma iniciativa de interesse direto para a redução de despesas.
Além disso, as faltas constantes para tratar de assuntos relacionados à saúde, e que acabam por fomentar o absenteísmo, também representam perdas. Sua redução é rapidamente alcançada com os trabalhos de promoção de saúde implementados na empresa.
Por sua vez, a implantação de programas para a conquista de equipes mais saudáveis se traduz pela construção de um melhor ambiente organizacional e na elevação da autoestima dos colaboradores. O resultado é a melhoria na produtividade e no desempenho geral.
Nessa direção, ainda deve ser levado em conta que empresas que implementam iniciativas para a promoção de saúde no ambiente de trabalho apresentam mais retenção de seus melhores profissionais. Além disso, aprimoram sua própria imagem no mercado, capaz de atrair novos talentos.
O que pode afetar essa promoção?
A promoção da saúde no âmbito da empresa precisa ser constituída por medidas duradouras e constantes. Para que essas iniciativas alcancem os resultados pretendidos, precisam fazer parte das diretrizes da organização a fim de garantir sua continuidade.
Por sua vez, é necessário conseguir sensibilizar a maioria dos colaboradores e conquistar sua adesão. A adoção de novos paradigmas e as interferências na zona de conforto de cada um sempre provocam resistências, mas podem ser trabalhadas porque se trata de interesse comum.
Assim, uma forma de enfrentar os possíveis agentes capazes de afetar um trabalho de promoção de saúde é contar com uma assessoria especializada. A experiência na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis faz toda a diferença.
O que fazer para incentivar a saúde no trabalho?
A grande meta deve ser desenvolver uma cultura de ambiente saudável na empresa. É importante despertar em cada um e na maioria a consciência da importância de se conquistar e manter mais qualidade de vida no ambiente laboral.
Para esse fim, algumas importantes medidas nos setores de segurança no trabalho e RH podem ser tomadas. Tudo vai depender da natureza das atividades desenvolvidas pela organização.
Promoção da educação em saúde
Promover e incentivar o conhecimento referente à importância da manutenção da saúde é uma atividade essencial na construção de uma equipe saudável. Assim, a empresa pode organizar ciclos de palestras, lives e distribuição de material (prospectos e cartilhas) voltados para a promoção da saúde dos colaboradores.
Construção de um ambiente de trabalho saudável
Um ambiente de trabalho saudável tem características como:
clima organizacional sadio;
colaboradores atentos e empresa receptiva às soluções para demandas por melhorias;
comunicação interna eficiente;
atividades de promoção da qualidade de vida.
Melhorias na ergonomia
Para a construção de um ambiente de trabalho saudável é preciso considerar os 3 aspectos da ergonomia: físico, organizacional e cognitivo (saúde mental). Assim, devem ser aprimorados desde a postura do corpo na realização de uma atividade até os esforços para a redução do estresse com origem no trabalho, mas se destacam:
condições de iluminação, ventilação e temperatura do ambiente de trabalho;
existência de ruídos;
condições sanitárias;
tempo operando de pé ou com peso excessivo;
rotinas exaustivas;
excesso de demandas;
situações estressantes.
Cuidados com as condições das instalações
Os cuidados e a realização de manutenções rotineiras são indispensáveis para se dispor de instalações satisfatórias e que caracterizem um ambiente saudável. Assim, os equipamentos devem ser adequados para a atividade, ao mesmo tempo em que as condições ambientais precisam ser mantidas em níveis próprios (iluminação, ventilação, temperatura e ruídos).
Promoção da qualidade de vida
Saúde e qualidade de vida são conceitos inseparáveis, uma vez que a construção de um implica na manutenção do outro. No âmbito laboral, 3 aspectos se destacam como forma de promoção da qualidade de vida e são abordados a seguir:
incentivo à alimentação saudável — uma vez que somos o que comemos, uma vida de qualidade depende de alimentos saudáveis;
incentivo à prática de atividades físicas — a manutenção da saúde do corpo requer que se adote atividade física e se afaste do sedentarismo;
combate ao estresse — por meio de medidas preventivas e corretivas para o alívio do estresse resultante da condução do dia a dia.
Como se vê, promoção de saúde é uma diretriz que deve ser implantada em qualquer empresa e, para isso, nada melhor que contar com uma assessoria especializada. Considere a experiência em elaborar, desenvolver e implantar programas de qualidade de vida e promoção de saúde no trabalho.
Fonte: https://beecorp.com.br/promocao-de-saude/